Destaques

domingo, 23 de junho de 2013

Vaticano - Dicas para ver o Papa - Audiência Papal, Angelus e Celebrações Litúrgicas

Tivemos a oportunidade de estar em Roma em importantes datas do calendário Católico - em abril de 2012 estivemos em Roma no domingo de Páscoa e em Maio de 2013 no dia de Corpus Christ.

Foto tirada na Missa de Páscoa - abril/2012

Com um bom planejamento, ver o Papa não é uma tarefa tão complicada ... Mas é de extrema importância ficar atento ao Calendário de Atividades do Santo Padre, disponível no site da Santa Sé do Vaticano.

Atualizado em 17/09/2014 - novo endereço do Calendário de Atividades do Santo Padre.

Atualizado em 04/06/2016 - novo endereço do Calendário de Atividades do Santo Padre.


Audiência Papal

A Audiência Papal que acontece normalmente nas quartas-feiras na Piazza San Pietro é, na minha opinião, a melhor forma de vê-lo de perto e receber uma Benção do Sumo Pontífice da Igreja Católica em Português. As audiências iniciam às 10:30 - com o Rito da chegada do Papa de Papa Móvel - em uma celebração de um pouco mais de uma hora de duração. No final, o Papa anuncia as caravanas de peregrinos de todas as partes do mundo e dá a benção nas diversas línguas. São momentos únicos.

Os bilhetes para participar da Audiência são gratuitos, mas é recomendável reservar com antecedência. A reserva deve ser feita através de carta ou fax à Prefeitura do Vaticano, conforme instruções abaixo: 

Informações acerca da reserva de bilhetes

Escrever para: Prefeitura da Casa Pontifícia 00120 Cidade do Vaticano
Ou mande um fax para: + 39 06 6988 5863

Indicando:
  • Data da Audiência Geral ou Celebração Litúrgica
  • Número de bilhetes requeridos
  • Nome / Grupo
  • Endereço de correio
  • Telefone e fax

A Prefeitura enviará uma comunicação em resposta escrita, por fax ou correio normal, somente a quem reside fora de Roma.

Aviso importante: OS BILHETES SÃO INTEIRAMENTE GRATUITOS e deverão ser retirados no Serviço instituído para o efeito situado dentro do Portão de Bronze (colunata da direita, na Praça de S. Pedro), das 15h00 à 19h00 no dia anterior ou mesmo na manhã da Audiência das 08h00 às 10h30.

Informações acima adquiridas no endereço: http://www.vatican.va/various/prefettura/po/biglietti_po.html 

Em 2012, além da missa de Páscoa onde entramos mesmo sem convites, participamos da Audiência Papal , na época com o Papa Bento XVI. 

Mandamos o fax solicitando a participação na Audiência Geral dois meses antes da viagem com as informações acima e por volta de uma semana depois recebemos o fax de retorno, com as instruções para retirada dos bilhetes. Fiquei muito feliz com o retorno.

Uma dica importante é, mesmo tendo os bilhetes em mãos, chegar cedo para conseguir um bom lugar e a oportunidade de ver Papa também na passagem do Papa Móvel. Tanto na entrada como na saída, as pessoas próximas aos corredores centrais, frontais e corredores do lado esquerdo da praça tem essa visão privilegiada, além de maior probabilidade de aparecerem na filmagem e fotos oficiais. 



Fotos tiradas na Audiência Papal - abril/2012

Na ocasião percebemos que a entrada era permitida mesmo sem a apresentação dos convites, em todo o caso, é sempre bom garantir.

Angelus

O Angelus relembra aos Católicos, mediante preces e orações, o momento da anunciação - feita pelo Anjo Gabriel a Maria - da concepção de Jesus Cristo, seguido de uma benção. O evento acontece praticamente todos os domingos ao meio-dia na Piazza San Pietro, basta entrar, encontrar um bom lugar e assistir. São poucos minutos, mas é de fato a forma mais fácil de ver o Papa. Neste benção, o Papa fala de uma das janelas do lado direito da Piazza, apesar da grande maioria dos fiéis aguardarem em frente a Basílica.

Na foto abaixo, estávamos aguardando o horário do Angelus na Piazza San Pietro
 A janela de onde o Papa conduziu o Angelus - segunda janela da direita, num dos prédios do lado direito da Piazza San Pietro. Infelizmente, estávamos em frente a Basílica e só conseguíamos ver as mãos do Papa.

Celebrações Litúrgicas

Em dias Santos como Natal, Páscoa e Corpus Christ são realizadas missas ou celebrações, sendo que o procedimento para participação é o mesmo da Audiência Papal. Novamente, é muito importante acompanhar o calendário de Atividades do Papa para saber os horários e locais das Celebrações.

Como mencionei anteriormente, tive a oportunidade de estar em Roma em duas das mais importantes datas do calendário Católico - na Páscoa e Corpus Christ. Por sorte, assisti a missa de Páscoa sem a necessidade de reserva e no dia de Corpus Christ resolvemos não participar da missa e procissão, que aconteceu fora do Vaticano, pois estávamos muito cansados, mas provavelmente também não seria necessário o convite.

Um dia após o feriado de Corpus Christ era 31/05 e segundo a agenda do Papa, ele participaria de um evento de encerramento do mês de Maio, às 20 horas, na Piazza San Pietro.

E lá fomos nós.



Fotos tiradas na recitação do rosário - maio/2013


 Chegando lá descobrimos que seria a Recitação do Santo Rosário, com procissão da imagem de Maria em torno dos fiéis. Uma celebração emocionante, com benção do papa ao final.

Posts relacionados:

Vaticano - Audiência Papal - Fax de confirmação

89 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Erica, que bom que gostou.

      Excluir
    2. AMORES PRECISO COM URGÊNCIA DESSAS INFORMAÇÕES POR GENTILEZA.
      meu email é lizzodonto@yahoo.com.br.Se puder me sanar umas dúvidas por gentileza ficarei MUUUUITO grataEu e umas amigas temos o tempo curtíssimo em Roma e gostaríamos de visitar a basílica de São Pedro,o Túmulo do santo papa João paulo ll e gostaria de saber urgente se depois da audiência papal (que horas mais ou menos termina?Nosso dia cai na quarta dia 30,dia de audiência) essa audiência demora muito?A Basílica é liberada após a audiência?podemos fazer a visita a basílica após o término da mesma?Obrigada,Elis -

      Excluir
  2. Olá, querida! Muito obrigada pelas dicas. Estou indo no dia 09, passaremos o ferragosto em Roma. Pretendo ver o Papa, mas já está muito perto da viagem, não dará tempo de pedir os bilhetes. Qual e sua sugestão? Devo somente ir ao "angelus"? Quero MUITO ter esse momento com o Papa, se puder me ajudar, agradeço muito!

    Grata

    Lenita Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenita

      No próximo dia 15, acontece a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, onde o Papa vai novamente a Castelgandolfo, onde celebrará Missa na paróquia São Tomás de Villanova e recitará a oração mariana do Ângelus do balcão da Residência Pontifícia.

      A propósito, durante todos os domingos de agosto, o Pontífice vai rezar a oração mariana do Ângelus, ao meio dia, da janela do Palácio Apostólico, no Vaticano, com os fiéis e turistas que estiverem presentes em Roma.

      Geralmente, durante as férias aqui na Europa, são suspensas todas as atividades pontifícias. No entanto, estando em sua residência vaticana, Papa Francisco terá alguns compromissos:

      Dia 13, ao meio-dia, recebe em audiência, na Sala Clementina, as seleções de futebol da Argentina e Itália, que, no dia seguinte, farão um amistoso, no Estádio Olímpico de Roma, em homenagem ao novo Papa. E no dia 28, preside à celebração Eucarística de abertura do Capítulo Geral dos Agostinianos, que residem ao lado da Praça São Pedro, no Vaticano.

      Boa viagem !!!

      João Antonio
      http://www.arqnit.org.br/arqnit/noticias/atividades-do-papa-para-agosto-e-os-meses-sucessivos

      Excluir
    2. João Antonio, obrigada pelas informações ... Lenita, terá a opção de se deslocar até o Castel Gandolfo, que fica a 40 KMs de distancia do Vaticano.

      Excluir
  3. Oi Lenita, bom saber que as informações do post foram úteis para você ...
    Roma é linda!!!
    Mesmo sem bilhetes, você consegue participar da Audiência, sugiro apenas chegar cedo, para conseguir um bom lugar.
    Entrei na agenda do Papa, mas infelizmente ainda não foram disponibilizadas as atividades do mês de agosto. É importante ficar atenta aos dias e horários das celebrações pois durante o feriado, onde comemora-se a Assunção de Maria, podem haver celebrações especiais.
    Boa viagem e se eu conseguir outras informações, volto a escrever.
    http://www.vatican.va/holy_father/francesco/calendar/papa-francesco_calendario_po.html

    ResponderExcluir
  4. Durante o mês de Agosto é complicado ver o Papa no Vaticano! Ele se encontra em Castel Gandolfo, a resindência oficial do Papa em Agosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela informação ... Pena que o Vaticano não divulga no Calendário de Atividades.
      Um colega viajou em agosto e, de fato, foi a uma audiência no Castelo Gandolfo.

      Excluir
  5. Olá, Liz,
    vc fala que no caso das celebrações litúrgicas, também seria necessário um agendamento, mas tô em dúvida se é necessário também para todas as missas, como a que vai ocorrer no dia 27-10-13 - XXX Domingo "per annum", que acontecerá na Praça de São Pedro (Santa Missa por ocasião do Dia da Família). Eu vi que vai ter esta missa no calendário do site. Vc tem alguma informação sobre isso?
    Obrigada,
    Dina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dina,
      Segundo o site do Vaticano, o procedimento para aquisição dos bilhetes para participação de Celebrações Litúrgicas é o mesmo das Audiências - Carta ou Fax. Mas, nas três celebrações que tive a oportunidade de assistir, o convite não foi necessário. O Vaticano não proíbe a entrada dos fiéis, especialmente em se tratando da Piazza San Pietro.
      Com ou sem convites, o importante é chegar ao local com uma certa antecedência e garantir um bom lugar para acompanhar a celebração.

      Excluir
  6. Oi Liz! Meu nome é Ana.
    Estarei em Roma dia 12 a 17 de novembro e pretendo ir na Audiência de 4f e no Angelus de domingo...mas não vou ter tempo suficiente para mandar o fax pois estarei em viagem por outros lugares antes de chegar em Roma...Eu posso entrar nestes dois eventos sem os bilhetes? Será que vai dar para ver o papa? É o meu sonho! Os dois são celebrados na Praça São Pedro em local aberto...pergunto porque vi o Papa em 1997 e foi num local fechado...mas faz tempo...Muito obrigada por sua ajuda e pelas dicas! São ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana!
      Olhando o calendário de atividades do Papa, percebi que ainda não tem definição quanto ao local da Audiência Geral da quarta-feira, dia 13 de novembro. Veja que nos meses anteriores, sempre tem a informação de onde será o evento. Talvez mais próximo da data o calendário seja complementado.

      Já o Angelus, do dia 17, está confirmado na Piazza San Pietro.

      Quanto ao fax, como comentei no post, acredito não ser um problema, pois o vaticano não proíbe a entrada. O importante é chegar cedo e encontrar um bom lugar.

      No Angelus, o Papa fala de uma das janelas do lado direito da Piazza, apesar da grande maioria dos fiéis aguardarem em frente a Basílica, então fique atenta para conseguir um bom lugar.

      Excluir
  7. Muito legal o post, Liz! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Gabriela! Obrigada pelo feedback.

      Excluir
  8. Liz, tenho um blog também e falei sobre como ver o Papa no Angelus (foi quando eu tive a oportunidade de ir). No fim do post fiz um link para o seu blog. Se quiser conferir, aqui está: http://outrosroteiros.com/?p=1339
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela ! Muito bom o seu blog, parabéns! Obrigada pelo link ;) Beijo

      Excluir
  9. Boa noite Liz, enviei um fax uma carta pedindoo convite já faz uns 40 dias para participar da celebração do dia 06/01/2014 até agora não recebi resposta.

    Obrigada

    Eliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana ...

      Realmente deve ter acontecido algum problema. O fax de retorno não deve ser tão demorado!

      No calendário de atividades do Papa, na segunda-feira, dia 06/01/2014, haverá a Santa Missa às 10 da manhã na Capela Papal, infelizmente não sei dizer se essa solenidade é reservada ou precisa de bilhetes. De todo modo, mesmo sem convites, acho interessante chegarem cedo e se informarem na entrada da Basílica.

      Boa viagem!

      Excluir
  10. Liz, seu blog é muito interessante, com dicas excelentes sobre a Itália, com relatos muito bem escritos, enfim, dá pra sentir em suas palavras que essa viagem foi maravilhosa!

    Vou continuar lendo pois vou realizar meu sonho de conhecer esse paraíso no ano que vem e também penso de levar meus pais comigo.

    Obrigada por compartilhar seus momentos conosco!!

    com carinho, Carina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom receber feedbacks como esse, Carina.
      Fico muito feliz que tenha gostado e que as informações estão sendo úteis para você.
      Obrigada

      Excluir
  11. Oi Liz, por acaso você tem um modelo dessa solicitação? Pretendo escrever para participar na Páscoa desse ano! Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yarla,

      O Modelo da solicitação está neste link: http://www.vatican.va/various/prefettura/po/prefettura-mod-Word_po.doc, é só baixar o doc, complementar com suas informações e enviar por fax. Dias depois você recebe o fax de retorno com as instruções para retirada dos bilhetes.

      Excluir
  12. Oi Liz, Vou com meus sogros para ROMA em maio. O sonho do meu sogro é ver o PAPA, pelo que entendi, o melhor seria programar para uma audiência na quarta isto? Como vou ficar na Europa de 08 a 21 tenho como me programar. Gostei muito do seu Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deise, das atividades normais do Papa no Vaticano, com certeza a Audiência Papal das quartas-feiras é a melhor forma para vê-lo. Mas não deixe de acompanhar a agenda do Papa e observar os eventos com a participação do Santo Padre. Provavelmente um ou dois meses antes o calendário estará definido. Conhecer o Vaticano e ver o Papa é uma experiência incrível, ainda mais quando estamos contribuindo para a realização do sonho de pessoas que amamos ... Passei por isso com meus pais e foi uma das melhores coisas que fiz na vida!

      Excluir
  13. Olá Liz, vc preencheu o .doc para requerer ingressos para a Missa de Páscoa em português mesmo?
    To pensando em mandar por fax e por correios. Quanto tempo demorou a confirmação? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme ... Preenchi em Português mesmo, o próprio formulário que baixei do site do vaticano estava em Português. Recebi o fax de retorno em Italiano por volta de uma semana depois ... Já ouvi relatos de quem aguardou um pouco mais de tempo, acredito que o retorno ocorra no máximo até um mês depois do envio. Quanto a forma de envio, achei mais prático mandar por fax, tenho um colega que fez o procedimento por carta e também deu tudo certinho, apesar de mais demorado (3 semanas).

      Excluir
  14. oi Liz, queria saber se existe uma forma de ver o Papa em um local fechado no Vaticano? seria no mes de maio 2014.

    ResponderExcluir
  15. Olá ... O papa faz algumas celebrações internas ... Por exemplo em fevereiro, terá alguns eventos na Sala Paulo VI, Capela Papal e Basílica Vaticana. Como a agenda fica disponível no site por volta de um mês antes, é importante conferir no mês de março e abril e escolher a melhor opção.

    ResponderExcluir
  16. Oi Liz, boa noite! segui suas dicas e enviei o fax ao Vaticano há uma semana, porém até o momento não tive confirmação. Estou preocupada pois embarco na próxima semana e não sei se receberei a confirmação a tempo. Você sabe se há outra forma de contatá-los (email, etc...).
    Agradeço pela colaboração.
    Juliana

    ResponderExcluir
  17. Oi Juliana, infelizmente o Vaticano ainda não aderiu a "modernidade" do email. Os convites são solicitados apenas via carta ou fax. Mas, não se preocupe, como eu já havia escrito em comentários anteriores, o Vaticano não proíbe a entrada, então não deixe de ir, mesmo sem convite. O segredo é chegar cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, bom saber disso Liz. Chego em Roma dia 04/03 (terça). Como as audiências são às quartas, mesmo que eu não receba a confirmação até minha saída do Brasil (28/02), tento chegar cedo no Vaticano dia 05/03. Mesmo sem a confirmação do fax, devo também me dirigir ao Portão de Bronze (colunata da direita, na Praça de S. Pedro)??
      Tomara que dê certo!! Muito Obrigada!!
      Juliana

      Excluir
    2. Juliana,
      Entrei na agenda do Papa e verifiquei que no dia 05/03 não tem previsão de Audiência Geral, provavelmente por se tratar de um dia especial (quarta-feira de cinzas). Mas, em compensação, terá uma procissão da Basílica de San Anselmo até a Basílica de Santa Sabina, onde será celebrada a Santa Missa com benção e imposição das cinzas.

      Belo google maps, as duas igrejas são bem próximas e a região parece muito bonita. Acho que vale a pena!

      Informações abaixo:

      05/03 Quarta-feira de Cinzas
      Basílica de Santo Anselmo, 16h30
      Statio e procissão penitencial
      Basílica de Santa Sabina, 17h
      Santa Missa, bênção e imposição das Cinzas.

      Excluir
  18. Valeu Liz pelas informações!!! O seu blog é muito bom, super recomendo!!!

    Abçs

    Juliana

    ResponderExcluir
  19. Oi Liz, vou viajar om minha mãe no dia 27 de junho de 2014 para a Europa, e iremos para a Itália, só que dia 29 sairemos de Roma para dar início ao nosso tour. Gostaria de saber se domingo conseguimos ver o Papa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisa ! Provavelmente irá vê-lo no Angelus, que acontece todo domingo ao meio-dia na praça San Pietro, no Vaticano. Por enquanto o calendário Papal definiu os eventos até abril. É sempre bom ficar atenta ao calendário. Algumas vezes no ano o Angelus acontece em outros lugares.
      http://www.vatican.va/holy_father/francesco/calendar/papa-francesco_calendario_po.html

      Liz

      Excluir
  20. Oi Liz
    estou indo com meus pais em Setembro para Roma e eles querem muito ver o papa...
    gostei muito das suas informações, mas tenho uma dúvida quanto a Audiência papal de quarta-feira. Eu só posso ir na praça se realmente tiver um bilhete? Quando eu escrever para a Prefeitura de Roma solicitando o bilhete eu devo escrever em português ou inglês? E eles me darão um retorno para que eu saiba se terei os bilhetes ou não?

    Grata desde já por todas as informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valentina!
      Você pode ir a Audiência mesmo sem bilhetes... Nas três celebrações que tive a oportunidade de assistir, o convite não foi necessário. O Vaticano não proíbe a entrada dos fiéis, especialmente em se tratando da Piazza San Pietro.
      Com ou sem convites, o importante é chegar ao local com uma certa antecedência e garantir um bom lugar para acompanhar a celebração.

      A solicitação dos bilhetes pode ser feita em Português mesmo, o próprio formulário do site está em nossa língua.

      Sim, eles dão retorno com as instruções para retirada do bilhete. Veja o retorno que recebi do post: http://lizaperon.blogspot.com.br/2014/03/audiencia-papal-fax-de-retorno-do.html

      Boa viagem!

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas informações, espero que o Papa esteja por lá em Setembro :)
      hahahaha

      Excluir
  21. Ótima dica! Já mandei minha cartinha por correio! Espero ter retorno deles, senão vo na cara e na coragem! hehehe
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode esperar que o retorno vem ;) Boa viagem.

      Excluir
  22. Olá Liz


    Com quanto tempo de antecedência você sugere chegar na para aAudiência Papal? Uma hora é pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Acredito que uma hora é o suficiente para conseguir um dos melhores lugares, bem em frente a escadaria.

      Excluir
  23. Oi liz.

    Excelente suas publicações. Parabéns.

    Mas ainda estou com uma dúvida que não consigo sanar. Para o Angelus ( domingo) não precisaria de bilhete e para a Audiência Geral ( quarta-feira) precisaria? É isso? Envio o formulário pedindo ingresso para o Angelus?

    Obrigado pela ajuda e mais uma vez parabéns pelo blog.

    Um abraço

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback, Marcelo.

      Não existe bilhete para o Angelus, a praça San Pietro é aberta ao público, sem nenhuma restrição de entrada. O Formulário é para pedidos de bilhetes para a Audiência Geral das quartas e também qualquer outra celebração litúrgica ... Quando as celebrações acontecem na piazza San Pietro os bilhetes não são exigidos.

      Participei de algumas celebrações e mesmo com o bilhete em mãos, no caso da Audiência Geral, não precisei apresentá-lo na entrada. ;)

      Excluir
  24. Oi Liz, parabens pelas importantes dicas para as pessoas que desejam ver o papa em Roma. No mês de dezembro/2014 quais seriam os dias com maiores probabilidades de poder ver o Papa Francisco ?
    Aguardo informação.
    Atenciosamente,
    Humberto Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Humberto! Obrigada pela mensagem ... O Vaticano disponibiliza a agenda do papa uns 2 a 3 meses antes, então é interessante que faça a pesquisa mais próximo de sua viagem. Em dezembro, mais precisamente na noite de Natal, acontece a missa do Galo a meia-noite. Deve ser uma celebração singular!!! Provavelmente o Vaticano mantenha o calendário normal das celebrações, então a melhor opção é estar lá em uma quarta-feira para assistir a Audiência Geral, que é a melhor forma de ver o Papa de perto, na minha opinião.

      Excluir
  25. Liz,

    primeiramente parabens pelo blog e pela atenção e cortesia com todos que vem aqui.

    Muito difícil isso hoje em dia.

    Mandei o fax hoje (dia 13/5) e pretendo ver o Papa dia 18/6. Meio em cima da hora, né?

    Você acha que tenho chances ?

    Caso eu não consiga os ingressos vc me aconselha a chegar que hs na praça? É só ir ao portão Bronze?

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, eu acredito que você tem grandes chances de receber o retorno antes de sua partida, fique de olho no fax ;) ... Se não receber a confirmação da reserva, não precisa passar no portão de Bronze, basta caminhar até a Piazza San Pietro que com certeza conseguirá entrar. Mesmo com os bilhetes chegar cedo é importante. Uma hora antes é mais que o suficiente para encontrar um bom lugar.

      Obrigada pelo feedback.

      Excluir
  26. Oi Liz!

    Estarei em Roma em julho, mas observei que na agenda do Papa não há as tradicionais audiências às quartas. Provavelmente não estarei na cidade num dia de domingo. Isso quer dizer que não terei uma chance de ver o Papa ao vivo? Alguma dica?
    Obrigada
    Abraços,
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, fui conferir a agenda do Papa e lá ainda não constam as audiências ... Acho interessante aguardar mais um tempo e ficar sempre de olho nas atualizações do calendário. As férias do Papa acontecem normalmente em agosto, quando ele vai para Gandolfo, sua residência oficial no período. Mas como os Angelus estão confirmados, acredito que o Papa estará no Vaticano no período. Quando eu conseguir mais informações, complemento a resposta.

      Excluir
    2. Oi Liz, infelizmente acho que não vai ser desta vez. Acho que o Papa antecipou suas férias...
      Agradeço de qualquer forma. Ficarei de olho lá no calendário e aqui em alguma possível dica sua. Bjs Regina

      Excluir
  27. Liz, Bom dia!
    estarei em Roma de 31/12 a 4/1. Minha filha é gamada no Papa Francisco, gostaria de leva-la para vê-lo. escutei falar que existe uma missa( não sei realmente do que se trata) no dia 1/1/14. Vc sabe me esclarecer e sabe me dizer se para essa "missa" eu posso solicitar o convite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, nos últimos anos aconteceram missas em 01/01 e sim, é possível solicitar os convites no mesmo procedimento das audiências. Para confirmação dos eventos, é importante aguardar um pouco mais, por volta de 2 meses antes o vaticano divulga o calendário do Papa. Estará lá numa quarta-feira, mas por ser último dia do ano, não sei se a audiência é realizada. De qualquer forma, no dia 04/01 ao meio-dia o Angelus acontece.

      Excluir
  28. Oi! Primeiramente parabéns e obrigado pelo blog! Você dá muita informações e dicas valiosas, de maneira clara!
    Estaremos na Itália de 08 a 11/09, mas estou com dificuldade de mandar o fax, pois realizo a ligação para o número que eles indicam, porém não retorna o sinal de fax para envio do formulário, toca até cair e nada :S. Quando você enviou sua solicitação, lembra se recebeu o sinal automaticamente, ou alguém atendeu primeiro e depois enviou o sinal?

    Abraço!

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, muito obrigada pelo feedback!

      Puxa, o sinal do fax era automático, talvez esteja com problemas.

      Mas não se preocupe, apesar do rito de encaminhar o pedido e receber a confirmação ser muito legal, se não der certo, é só comparecer ao Vaticano no dia com uma certa antecedência ...
      Com certeza conseguirá participar da Audiência.

      Excluir
  29. Olá Liz,
    Tudo bem?
    Vou com minha mãe e sogra à Roma, nos dias 27/09 e 28/09. Gostaríamos muito de assistir o "Angelus", mas a agenda de setembro ainda não está disponível. Vc sabe me dizer se pode ser uma época de "férias" do Papa ou se o site demora mesmo para atualizar a agenda?
    Em tempo, para ir ao "Angelus" é preciso agendar ou enviar o fax ou não?
    Muito obrigada!!!
    Cristina

    ResponderExcluir
  30. Olá. Acabei comprando por descuido o bilhete dos museus e capela sistina para uma quarta-feira, dia de audiência papal. O passeio vai ficar prejudicado?? Não tenho interesse em ver o papa! Apenas o museu. Capela sistina e a basílic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina, não terá nenhum problema, pois a entrada do Museu do Vaticano fica numa rua diferente a da entrada para a Piazza San Pietro, onde são realizadas as audiências. Talvez um horário para conhecer o museu seja durante a realização da Audiência, pois normalmente as pessoas aproveitam para conhecer o museu logo após ao término da celebração.

      A Capela Sistina fica dentro do museu, já o acesso a Basílica de San Pietro se dá pela Piazza de San Pietro, onde a Audiência é realizada, portanto, recomendo visitar a basílica após o término da celebração, se possível, no período da tarde.

      Excluir
  31. Ola
    Pretendo ir ao Vaticano nos dias 7 a 10 ou 14 a 17 de Novembro de 2014. Será que vai dar para assistir à missa de Domingo e ver o Papa? No calendário do Vaticano não tem qualquer informação para Novembro
    Obrigada
    Helena

    ResponderExcluir
  32. Ola
    Pretendo ir ao Vaticano nos dias 7 a 10 ou 14 a 17 de Novembro de 2014. Será que vai dar para assistir à missa de Domingo e ver o Papa? No calendário do Vaticano não tem qualquer informação para Novembro
    Obrigada
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena, a programação regular do Papa para os domingos é o Angelus, benção que acontece ao meio-dia em uma das janelas que dão para a Piazza San Pietro. Por exemplo, este mês, o Papa realizou uma missa no dia 14 e irá rezar outra no dia 28, conforme seu calendário. A dica é ficar de olho lá no site e se não conseguir participar de uma missa, pelo menos o Angelus terá a oportunidade de ver.

      Excluir
  33. boas tardes, sabem alguma informação sobre o Mês de novembro?irei estar em roma dia 5 de novembro (4ªfeira) vou enviar o fax para pedir os convites para a audiência.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Merces ... Ainda não é possível visualizar a agenda do Papa de novembro no site do Vaticano. Provavelmente mais perto do final do mês a agenda estará atualizada.

      Excluir
    2. Adorei as dicas e li todos os comentários! Estou indo a Roma dia 16 de dezembro até 22 e como terei uma quarta e domingo disponíveis, estou em dúvida em qual dia seria mais provável de conseguir entrar e também receber a bênção. O que tu acha? Muito obrigada desde já querida!!

      Excluir
    3. Obrigada pelo comentário, Bibiana. Na minha opinião o Audiência que acontece nas quartas-feiras é muito mais interessante, pois acontece na praça em frente a Basílica e o papa circula entre os fiéis antes e no final da celebração. Já no Angelus, além de poucos minutos de benção, o papa fica distante do público pois fala de uma das janelas. Verifiquei na agenda do Papa: a Audiência do dia 17 e o Angelus do dia 21 estão confirmados. Boa viagem

      Excluir
  34. Olá, na próxima semana vou para italia com a minha família, devo estar por roma a partir de sabado15, como conseguirei ver o papa, os meus filhos tem 5 e 3 anos, Ainda conseguirei os bilhetes.
    Obrigada, Ana Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Sofia, infelizmente só vi seu comentário hoje. Espero que tenha conseguido ver o Papa conforme desejado.

      Excluir
  35. Olá Liz!
    Vou estar em Roma de 5 a 8 de dezembro e gostaria de assistir à missa na Capela de Santa Marta. Sabe como devo conseguir?
    Obrigada,
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel, infelizmente só vi seu comentário hoje. Espero que tenha conseguido assistir a Missa, conforme seu desejo, bios.

      Excluir
  36. Olá Liz! Você saberia me informar qual é mesmo o site que o Vaticano disponibiliza as fotos oficiais? Quando estive lá ganhei o folheto, mas voltei de viagem e não o acho mais...Parabéns pelo blog! Obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Olá Fabiola, as principais fotos ficam no endereço: http://www.photogallery.va/ não sei te dizer se todas as fotos dos eventos também ficam lá.

    ResponderExcluir
  38. Liz, por favor , gostaria de uma ajuda sua. Minha filha de 9 anos escolheu ver o papa como presente. Eu já expliquei a ela que pode não ser possível, inclusive pela data que posso leva-la. a 30 dias descobri a celebração do dia 31/12 as 17;00hs no Vaticano. Tentei ate semana passada passar o fax e não sei porque motivo não consegui...Sempre me dizia que não atendia. Então precisava que me ajudasse a montar uma estratégia dentro dos seus conhecimentos, para que eu consiga dar esse presente a minha filha . Vc acha que devo chegar quanto tempo antes? Eu chego em Roma as 10:00 da manhã, vinda de Florença. a Celebração será no Vaticano, a pergunta é? Nós podemos entrar se chegarmos cedo? ou ficamos do lado de fora? Me perdoe fazer perguntas tão "bobas" , mas não sei nada desse assunto e gostaria que nada saísse errado. Vc pode me dar dicas do que acha melhor eu fazer? te aguardo e de antemão muito obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Olá, Liz, inicialmente parabéns pelo seu Blog, ele traz informações realmente úteis! Outrossim, gostaria de questionar a validade de enviar a solicitação de ingressos para assistir audiências (No meu caso a Missa do Galo) em um prazo maior do que dois mese?!! Se enviar ainda em abril, será que teria uma resposta positiva, ou negativa??! Ou melhor, receberia uma resposta?!! Parabéns mais uma vez!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vicente ... obrigada pelo feedback! Acredito ser interessante enviar o pedido com uma certa antecedência, mas não sei te dizer se eles irão te responder com a confirmação do pedido com tanta antecedência. De todo modo não custa tentar e se eles não responderem ou não tiverem como confirmar, ainda a tempo de mandar novos pedidos.

      Excluir
    2. Prezada Liz, escrevo apenas para passar o feedback a respeito do meu pedido.
      Segundo as dicas do blog, fiz o pedido com antecedência, na verdade até maior do que o indicado. De qualquer forma recebi a confirmação em meados de outubro!! Agradeço as tuas dicas que foram imprescindíveis para a obtenção dos convites!!! A missa de natal trata-se de momento único e especial e vale a pena todo o esforço!!

      Excluir
  41. Olá Liz! Tudo bem? Escrevi para você, mas não sei se vc recebeu minha mensagem. Eu gostaria de saber se posso escrever em Português, a solicitação do bilhete via Fax, para a Audiencia Papal, ou seria melhor escrever em Espanhol? Obrigada. Abraço.
    http://lizaperon.blogspot.com.br/2013/06/um-dia-em-milao.html#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, eu mandei meu pedido em Português mesmo ... O próprio modelo do site pode ser baixado em várias línguas.

      Excluir
    2. Obrigada Liz. Enviei o pedido em Portugues, pelo Fax da minha amiga, há uns 10 dias. Ainda não recebi a resposta. Soube que o Papa vai viajar em 17/9/15 para os EEUU e antes, ele iria a Cuba. Solicitei no pedido, o dia 2/9/15. Vc saberia me dizer se o Papa estará no Vaticano?
      Obrigada. Um grande abraço.

      Excluir
  42. Liz, boa tarde

    No dia 13 de maio eu enviei um fax solicitando a reserva de três convites para a audiência no dia 24 de junho. Você acha possível que eu consiga meus ingressos pela antecedência que enviei? Até o presente momento não recebi nenhuma confirmação. Se eu viajar e não tiver nenhuma confirmação, eu devo ir buscar os ingressos pois você acredita que eles estarão reservados?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ... Não sei se eles entregam os convites sem a confirmação, acho válido tentar. De todo modo, mesmo sem os convites o importante é chegar cedo para conseguir um bom lugar, sem assistir a audiência vc não fica, pois o vaticano não proíbe a entrada.

      Excluir
  43. Liz, chegarei em Roma domingo, 28/06 e logo na segunda haverá a Solenidade de São Pedro e São Paulo na Basílica de São Pedro. Vi em alguns sites pessoas falando que existe a possibilidade de assistir a cerimônia mesmo sem bilhete ou reserva. Como faço para assistir?

    ResponderExcluir
  44. Olá Liz, primeiramente obrigado pelas dicas :)
    Estou na dúvida quanto ao envio do fax? Só tenho acesso a um durante os finais de semana e o número ninguém atende ou cai em algum fax
    Sabe me dizer se existe algum horário ou dias específicos para o envio?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Olá pessoal.
    Também estou com o mesmo problema de alguns, o número não cai no sinal de fax e ninguém atende...

    Que pena! =(

    ResponderExcluir
  46. Oi Liz só estou passando mesmo pra agradecer as dicas que super valeram à pena!!! Fui à Roma em março e consegui convites para audiência papal. .. Além de uma visão privilegiada do papa na audiência e no Angelus. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, fiquei muito feliz com seu feedback! Obrigada

      Excluir
  47. PODEREI ENTRAR COM SACLA NA PRAÇA SE SAO PEDRO

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers