Destaques

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Portugal - dia 2 - Lisboa: Baixa, Chiado e Bairro Alto

Começamos o dia na Praça dos Restauradores, lá pegamos nosso primeiro Elevador - mais conhecido como Funicular - para o Bairro Alto, onde curtimos nossa primeira grande atração do dia, o Miradouro de São Pedro de Alcântara. De fato, o próprio funicular já é uma grande atração, além de ser bastante útil, já que poupa uma bela caminhada super íngreme até o Bairro Alto.


O miradouro fica logo acima da parada do funicular com uma vista perfeita da cidade com o Castelo de São Jorge e o Rio Tejo ao fundo. O dia estava lindo e a paisagem um espetáculo a parte. Ali ficamos por algum tempo, aproveitando a pracinha e a vista onde fizemos muitas fotos incríveis. Bem ao centro do mirador, existe um painel em azulejos que ajuda os visitantes a identificar alguns dos locais mais importantes de Lisboa.





Continuamos nossa caminhada pelas ruas do Bairro Alto, repleto de ladeiras e casas revestidas de azulejos de época. Um charme de lugar!


Nas fotos abaixo, o convento do Carmo, que infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer por dentro pois era domingo e o convento estava fechado. Este monumento foi mais um que ficou em ruínas em 1755 por conta do terrível terremoto, e desde então não foi reconstruído, se tornando um dos principais testemunhos da catástrofe ainda visíveis na cidade. Hoje ele abriga o Museu Arqueológico do Carmo.


Caminhando mais um pouco, chegamos na parte superior do Elevador da Santa Justa, onde aproveitamos para subir em seu mirante, que fica num piso ainda superior acessado através de uma estreita escada estilo caracol. Outra vista incrível e livre da cidade. O acesso ao mirante sai por 3.00 € por pessoas.


Cadeados também são encontrados nos diversos pontos turísticos da cidade, e não poderia faltar no Elevador da Justa.



Não descemos pelo elevador, pois queríamos curtir um pouco mais o Bairro Alto e caminhando por uma das ladeiras chegamos na Rua Garret e de lá seguimos descendo até a praça do comércio.

A praça ainda estava repleta de atrações relacionadas ao UEFA Champion Leage, muitos patrocinadores montaram estruturas gigantescas com diversas atividades para todas as idades. O ambiente estava bem movimentado, com muitas famílias aproveitando as atrações e brindes do campeonato. 


A praça do comércio fica de frente para o rio Tejo, onde durante cerca de 2 séculos encontravam-se os palácios dos reis de Portugal, bem como sua biblioteca com mais de 70 mil exemplares, que foram destruídos pelo terremoto de 1755. É uma das maiores praças da Europa, reconstruída sob o comando de Marques de Pombal. O complexo que circunda a praça abriga parte dos ministérios do governo português, o governo civil de Lisboa e o Supremo Tribunal da Justiça, além do famoso café Martinho da Arcada que era um dos preferidos de Fernando Pessoa e o mais antigo de Portugal.



Continuamos nossa caminhada, pela rua Augusta, onde aproveitei para conferir as vitrines e entrar rapidamente em algumas lojas ... Na foto abaixo, a vista do Elevador da Justa pela entrada inferior.   


O horário de almoço se aproximava, então resolvemos retornar para a rua Garret e almoçar em algum restaurante do Armazém do Chiado, uma espécie de shopping bem charmosinho que fica no final da rua Garret, bem próximo ao Metrô Baixa/Chiado.

O Armazém do Chiado possui algumas lojas interessantes, como a Loja do Gato Preto, foto abaixo, onde comprei alguns itens de decoração para a casa a um preço ótimo - vontade de levar a loja toda, tem também FNAC, Sephora, Hilfiger Denim, Parfois - acessórios lindos - e até um Boticário.


No último piso estão os restaurantes, incluindo opções de comida japonesa, sopas, sanduíches, churrasco brasileiro e restaurantes com comida típica portuguesa. Nossa opção foi por um restaurante Português chamado Portugália Balcão. Amei!!! 

Meu prato era um bife com ovo e batata frita. Mas o ponto alto do prato era o delicioso molho de mostarda, que fazia toda a diferença.

De sobremesa, um sorvete no tradicional Gelatos Santini, que fica ali próximo.


Quanta comilança ... Só estando em Portugal para entender que é impossível resistir! Caminhando um pouco mais pela rua Garret encontramos o Café a Brasileira e foi impossível resistir a um cafezinho com pastéis de nata na companhia de Fernando Pessoa, hehehehe. 



Com a intenção de pegar o elétrico 28, o mais famoso de Lisboa que faz o percurso entre a Basílica de Estrela e o Castelo de São Jorge, fomos caminhando pelas ruas do bairro ... Não sei se foi por causa do dia de domingo ou pela cidade ainda estar lotada devido ao evento do dia anterior, mas foi impossível conseguir pegar esse transporte naquele horário. Além da demora, quando aparecia, o elétrico estava lotado! 


De qualquer forma, a caminhada valeu a pena, por acabamos tropeçando no famoso funicular da Bica, onde apesar de não o utilizá-lo aproveitamos para tirar belas fotos do visual e conhecemos o miradouro de Santa Catarina, que também possui uma vista incrível da cidade e do rio Tejo. 



A empolgação do segundo dia de viagem nos permitiu caminhar dali até o Castelo de São Jorge. Ou seja, fizemos todo o percurso de volta e seguimos para o alto da Graça onde fica a Sé de Lisboa e o Castelo de São Jorge num percurso de quase 2 Kms. Foi cansativo, mas muito bem aproveitado.


Visitamos a bela Sé por dentro onde aproveitamos para descansar da aventura ... O elétrico 28 apareceu bem na hora que decidimos continuar a caminhada ladeira acima. Confesso que fiquei com vontade de pegá-lo, mesmo "faltando pouco" para chegarmos ao Castelo.  


Após mais uns 10 minutos de caminhada, chegamos ao Castelo de São Jorge !!! Ufa, foi uma subida e tanto.


A vista do castelo é de perder o fôlego!



No site oficial do Castelo de São Jorge, é possível conhecer a história detalhada do local. Transcrevo aqui um resumo dos 10 momentos do castelo pelos séculos:

Século VII a.c. a século VIII - As primeiras ocupações
Século XI - A fundação do Castelo - O castelo e a área residencial islâmica
Século XII - A conquista - A passagem do mundo islâmico para o mundo cristão
Século XIII - Residência Real - O castelo e o paço real da alcáçova
Século XIV- Residência Real - A Torre do Tombo e a Crise da Sucessão
Séculos XV – XVI - Residência real - A vida de Corte e o último Rei no castelo
Séculos XVII – XVIII - de residência real a Quartel
Século XVIII - O terremoto de 1755
Século XIX - A praça militar do Castelo
Século XX - O Castelo monumento Nacional - As obras de restauro de 1938-40


No interior do Castelo, um grupo de crianças vestidas, acredito, em conformidade com a época medieval, realizando atividades do programa Visitas em Família, que acontecem periodicamente no Castelo. A programação completa também pode ser vista no site oficial do castelo.


Já em clima português, brincadeiras a parte, pegamos o elétrico 28 para descer a ladeira e voltarmos ao Chiado, hehehehe. No caminho, decidirmos continuar até o final do trajeto do elétrico, que termina próximo a Basílica de Estrela. Um passeio bem interessante!   


Ao chegarmos no ponto final, pagamos nova passagem e demos a volta completa do circuito turístico 28, agora sim, sentados confortavelmente, ai ai ...


Descemos em um ponto próximo a Rua Augusta, para pegarmos o metrô na estação do Baixa/Chiado, mas no caminho encontramos um exemplar do A Padaria Portuguesa, então entramos para um merecido café com queijadinhas.


Não sei bem como conseguimos, mas ainda tivemos pique para um jantar dos Deuses ... Voltamos ao hotel, passava das 8 da tarde - o pôr do sol nesta época acontece por volta das 9 da noite. Eu tinha comentado que queria comer um Bacalhau e pesquisando no Tripadvisor, o Fe encontrou ótimas referências do restaurante Laurentina - O Rei do Bacalhau. Nos informamos na recepção sobre a segurança de caminhar pela região a noite e lá fomos nós para o restaurante.

Felizmente mesmo sem reserva, aguardamos por volta de 10 minutos até a liberação de uma mesa. Mas acho interessante reservar, pois o espaço é super concorrido. A reserva pode ser feita pela net. Instruções no site oficial do restaurante.

Eu pedi um Bacalhau com Nata e Espinafres e o Fe foi de Bacalhau à Bras - um clássico da culinária Portuguesa. Os dois pratos estavam divinos, valeu super a pena. O jantar, regado a vinho verde, com bolinhos de bacalhau de entrada saiu por 48 . Super recomendo!


Principais gastos do dia - 2 pessoas:

Hotel - HF Urban - 87.00 Euros
Metrô - 5.00 Euros
Miradouro Elevador de Santa Justa - 3.00 Euros
Almoço - Portvgália Balcão Chiado - 15.50 Euros
Sorvete na Santini - 2.80 Euros
Cafezinho no A Brasileira - 4.00 Euros
Castelo de São Jorge - 15.00 Euros
Funicular 28 até final da linha - 7.20 Euros
Funicular 28 na volta - 5.20 Euros
Café da tarde - A Padaria Portuguesa - 6.00 Euros
Jantar no Laurentina - 48.00 Euros

Total do dia 198,70 Euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers