Destaques

domingo, 25 de maio de 2014

Portugal - dia 1 - Lisboa: Parque Eduardo VII e Avenida da Liberdade

Enfim férias!

Depois de passarmos praticamente 24 horas entre deslocamentos e aeroportos, chegamos em Lisboa. Passava do meio-dia quando chegamos ao hotel, e como as 4 horas de fuso horário também maltratam, a primeira coisa que fizemos após o check-in no hotel foi descansar ... 

O hotel HF Fenix Urban fica no final da Avenida Liberdade, exatamente em frente a praça Marques de Pombal e ao lado da Estação de Metrô Parque. É um hotel de instalações modernas e confortáveis, bom atendimento e café da manhã bem completo. 

Após algumas horas de descanso, fomos conhecer as atrações turísticas no entorno do hotel. A primeira delas foi o Parque Eduardo VII, que fica bem ao lado do hotel. O Parque tem uma gigantesca área verde, composta por jardins muito bem cuidados e uma vista incrível para a cidade e o Rio Tejo, de onde tirei a foto abaixo.


Como era dia da final da UEFA Champions League, a cidade estava particularmente agitada. O que pudemos observar já no parque, onde havia uma espécie de concentração do time Atlético de Madrid. Era um mar de pessoas de camisa vermelha e branca por todos os lados, por vezes cantarolando algo que provavelmente era o hino do time e invariavelmente com um copo de cerveja na mão. Apesar da quantidade de pessoas circulando por ali, não presenciamos nenhum tumulto ou problema.



Após ficarmos algum tempo observando todo aquele agito, fomos em direção a Avenida da Liberdade, pois a fome começou a apertar e no nosso relógio biológico, 5 da tarde ainda era hora do almoço. 

No caminho, por acaso, passamos em frente aos hotéis onde os jogadores dos dois times estavam hospedados e como o horário do jogo se aproximava, uma multidão de torcedores se aglomera em frente aos hotéis para ver/incentivar seus times. O inusitado disso tudo, pelo menos para nós brasileiros, é que os hotéis dos times ficavam muito próximos ... 


Caminhamos por toda a avenida da Liberdade até chegarmos na Estação do Rossio e lá continuamos nosso passeio em busca de um restaurante/café/padaria para nossa primeira refeição em terras lusitanas.




No caminho encontramos outra concentração para a final da Champions, mas dessa vez do Real Madrid. Confesso que fiquei um pouco preocupada com a limpeza da cidade, que estava "um tanto" imunda como fica perceptível nas fotos abaixo. Ainda bem que foi apenas neste dia, no dia seguinte a cidade estava impecável.



Decidimos que iríamos voltar ao hotel e assistir o jogo em um restaurante próximo chamado Maracanã, indicado pelos recepcionistas, então comemos apenas um sanduíche, lá chamado de sandes, para enganar a fome.


Em nossas andanças pela região do Baixa e Chiado já vimos alguns dos pontos turísticos previstos para os próximos dias, com o incrível Elevador de Santa Justa e o Portal da Praça do Comércio.



Pegamos um metrô de volta para o Hotel e nos preparamos para assistir o jogo jantando no restaurante Maracanã. 


Dica: Não foi o que fizemos, mas chegamos a conclusão que é imprescindível a aquisição do Lisboa Card para aproveitar ao máximo as atrações e transporte pela cidade sem nenhuma preocupação e o melhor, mais em conta. Na verdade no roteiro original tinha previsto a compra do Card para 3 dias por 39.00  por pessoa, mas quando fomos comprá-lo no centro de informações do próprio aeroporto, a atendente nos desanimou, com uma conversa que não valia a pena pois nas segundas-feiras as atrações estão fechadas e blá, blá, blá. Bom ainda não fiz as contas do quanto teríamos economizado, mas no final dos relatos pretendo fazer um post com esse paralelo. 

Se ainda assim decidir por não adquirir o Lisboa Card, para o metrô existe uma opção interessante que se chama Zapping - onde você carrega o cartão com 5.00 , por exemplo, e a cada utilização você paga 1.25 . A passagem individual sai por 1.40 . Existe também a opção de comprar a diária de transporte, por 5.00 . No nosso caso, como utilizávamos o transporte em média 3 vezes ao dia, não valia a pena. 

Principais gastos do dia - 2 pessoas:

Hotel - HF Urban - 87.00 Euros
Metrô Aeroporto/Hotel - 2.50 Euros
Almoço / café-da-tarde no restaurante Cais das Colunas - 12.00 Euros
Metrô para o hotel - volta do passeio - 2.50 Euros
Jantar no restaurante Maracanã - 28.00 Euros

Total do dia 132.00 Euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers