Destaques

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Portugal - dia 3 - Sintra: Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira

É segunda-feira e estou de férias, uhuuu!!! Sintra é o que temos pra hoje.

Começamos nossa maratona na Estação do Rossio, onde compramos as passagens de ida e volta para Sintra. Nossa intenção era conhecer o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, tomar um café na Piriquita que fica no centrinho de Sintra e se sobrasse tempo iríamos até a Quinta da Regaleira, local super recomendado em vários sites de viagem pesquisados pela internet.

Em menos de 1 hora estávamos na estação de Sintra e fomos seguindo o fluxo de turistas acreditando que logo "tropeçaríamos" em nossas atrações do dia. Engano total nosso. Mais de 1 km depois, caminhando por uma rua arborizada e sinuosa, chegamos ao centrinho histórico de Sintra. Ali percebemos que precisaríamos de mais algum transporte para chegarmos nas atrações ... Na foto abaixo dá pra ter uma ideia da distância de nossa primeira atração - Castelo dos Mouros - que estava ali, logo acima dos casarões, rs 


No centrinho de Sintra encontra-se o Palácio Nacional de Sintra. Como não tínhamos nos aprofundado nas pesquisas sobre esta atração, não nos animamos em conhecê-lo por dentro.

Enfim, compramos bilhetes do circuito turístico CitySightseeng Sintra, no sistema Hop on Hop off, válido por 24 horas após a primeira utilização. E lá fomos nós para o Castelo dos Mouros. 


Apesar de ventar horrores, a vista do lugar é de perder o fôlego e estende-se até o Oceano Atlântico.



A caminhada não é simples, requer o mínimo de preparo físico para subir as extensas escadas rentes as muralhas. 


Na foto abaixo, eu não estava nem na metade do caminho e já estava pedindo água. Ao fundo o palácio da Pena, que também fica em cima de um morro.



Eu, cansada, com frio, mas satisfeita por ter alcançado o ponto mais alto das muralhas. Ao fundo, lá em baixo, a base do Castelo.


Saímos do Castelo dos Mouros passava do meio-dia, então pegamos o ônibus para a próxima atração, o Palácio da Pena. Antes de iniciarmos o passeio, fizemos um almoço/lanche numa espécie de lanchonete que ficava na entrada do Palácio. Uma outra opção seria retornar ao centro de Sintra e encontrar algum restaurante, mas achamos que perderíamos muito tempo com deslocamento e preferimos não arriscar.



E eu que achei que o palácio estava próximo, mais um engano meu, hehehehe. Mesmo estando dentro do complexo da Pena, tivemos que comprar outro transporte, agora um micro-ônibus para subir até o Palácio e ainda bem que o fizemos, pois a ladeira era extremamente ingrime e o caminho não era dos mais curtos.


Eis o Palácio da Pena, uma das principais expressões do romantismo arquitetônico do século XIX no mundo. Eleita uma das 7 maravilhas de Portugal, quando aberto para visitação em 2013, foi  o monumento mais visitado de Portugal.




A vista lá de cima é linda e o castelo muito bem conservado ...





Voltamos para o centro turístico da cidade e conhecemos a famosa Piriquita, uma super bem recomendada Cafeteria que oferece delícias, entre elas a Queijadinha e o Travesseiro, uma espécie de folhado recheado com doce de ovos e amêndoas. Até o motorista do ônibus, um Português muito comunicativo que nos contou a história de sua vida e o quanto a crise no país mudou seu futuro, nos recomendou os Travesseiros da Piriquita. Não tivemos como resistir, ;)


Depois do merecido descanso com gostosuras, decidimos manter nosso roteiro e caminhar até a Quinta da Regaleira. A Quinta da Regaleira foi a única atração do dia que não precisava de mais transporte. Foram 5 minutos a pé do centro histórico. Já estávamos cansados, mas posso dizer que valeu muito a pena. Foi o lugar mais surreal que visitei durante a viagem. Ótima experiência.


O Palácio da Regaleira é rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-Cruz. Enfim, um lugar extremamente mistico.



O lugar mais impactante e enigmático  é o poço iniciático, fotos abaixo. É uma galeria subterrânea com uma escada em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se desce até o fundo do poço. A escadaria é constituída por 9 patamares separados por lances de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os 9 círculos do inferno, do paraíso ou do purgatório. No fundo do poço está embutida em mármore uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária ... Ui ui ui, mesmo sem saber disso tudo já achei o lugar assustador, ainda bem que não li isso antes de ir. 


Na medida que você vai descendo, a umidade aumenta e o ambiente se torna mais sombrio, ainda mais que o final da tarde se aproximava. Estava com uma leve sensação de insegurança, medo, angustia, e sei lá o que mais, cheguei a comentar que estava com a impressão de estar num filme de terror...


Lá embaixo existem alguns túneis que dão para o lago, conforme fotos abaixo:




Enfim, o lugar é incrível, apesar de assustador. Também visitamos o interior do Palácio, muito bonito por sinal.


Voltamos para Lisboa, o Fe foi para o hotel descansar e eu - não sei de onde - ainda tive forças para caminhar até uma rua movimentada com galerias e várias lojas interessantes, que fica a 4 quadras do hotel.

Para o jantar, voltamos a Baixa/Chiado, e voltamos ao Armazém do Chiado onde repetimos o prato do almoço do dia anterior, no Portugália Balcão. 


Depois de tantas andanças, um jantar reforçado e saboroso como esse caiu super bem.

Principais gastos do dia - 2 pessoas:

Hotel - HF Urban - 87.00 Euros
Metrô - 5.00 Euros
Trem para Sintra ida e volta - 12.00 Euros
Ônibus locomoção em Sintra - 10.00 Euros
Entrada para Castelo dos Mouros e Palácio da Pena - 36.00 Euros
Transporte Palácio da Pena - 6.00 Euros
Almoço Lanchinho na lanchonete do Palácio da Pena - 10.00 Euros
Lanchinho Típico na Piriquita - 6.00 Euros
Entrada para Quinta da Regaleira - 12.00 Euros
Jantar no restaurante Portugália - 15.50 Euros

Total do dia 199,50 euros

Um comentário:

  1. Olá, vc se lembra que horas pegaram o Trem que vai para Sintra e que horas eram quando saíram do Palácio da Regaleira para voltar a Lisboa ?
    Um abs.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers