Destaques

domingo, 1 de junho de 2014

Portugal - dia 5 - Óbidos, Nazaré, Fátima e Mosteiros de Alcobaça e Batalha

Conforme previsto para este dia, após um café da manhã reforçado no hotel, fomos pegar o carro, reservado pela internet na empresa Hertz. Saímos a pé, pois a representante da locadora ficava a 2 quadras dali.

Desta vez alugamos um Fiat Punto para três dias, mais que o suficiente para o que precisávamos.

Saímos de Lisboa por volta das 10 horas e nossa primeira parada foi a cidadezinha de Óbidos, que fica a um pouco mais de 80 Kms dali. A autoestrada é super tranquila, chegamos lá em menos de uma hora.

Óbidos é uma antiga e pequena cidade cercada de muros, no alto de uma colina ... Suas casinhas preservadas e impecavelmente pintadas de branco com detalhes em pedra bruta dão um charme especial ao local. Além de uma pequena vila com intenso comércio de artesanatos e Ginja, um licor da região servido em copos de chocolate, possui um Castelo que é uma das principais atrações do local. É possível subir em suas muralhas e percorrer consideráveis distâncias nos limites da cidade, mas não sem uma certa dose de atenção, visto que o espaço é estreito e sem nenhuma proteção do lado interno. Confesso que fiquei com receio de caminhar naquela altura, não sou muito adepta a aventuras desta natureza, mas acabei enfrentando meus medos e curtindo a vista do local. 

Nas fotos abaixo o portal que dá acesso a cidade e uma espécie de hall de entrada, com uma sacada revestida de lindos azulejos portugueses.



O comércio local, com lojinhas de artesanato e licor de ginjinha - que é feito a partir da maceração da fruta da Ginja, similar a cereja e muito popular em Portugal, especialmente na região de Lisboa e arredores. Estava curiosa para prová-la e aproveitamos a degustação das lojinhas da região para experimentá-la no copo de chocolate. Inclusive comprei uma garrafa do licor de lembrança para meu pai.



A igreja matriz e algumas casas e ruas da vila ...




O Castelo de Óbidos onde atualmente funciona uma pousada chamada Pousada do Castelo.



Por volta de 2 horas depois já havíamos desbravado as principais atrações do local, passava da hora do almoço, mas como não tínhamos pesquisado restaurantes na região e nenhum nos chamou a atenção num primeiro momento, resolvemos seguir para nosso próximo destino, a cidade litorânea de Nazaré que fica a 40 kms de Óbidos.  

Na minha opinião, Óbidos é uma cidade que vale muito a pena conhecer, principalmente se você ainda não conhece San Gimignano na Itália, do contrário as comparações serão inevitáveis e com certeza a cidadezinha Italiana é muito mais charmosa e cheia de vida.

Nazaré foi uma grata surpresa para nós.

Possui um lindo mirante, extremamente alto, onde é possível observar a praia e o penhasco que se forma por debaixo das pedras que sustentam a parte mais alta do observatório. Pelas fotos não dá pra se ter a exata noção da altura e beleza daquele lugar.




Naquele mesmo espaço tem uma pequena praça, com comércio de artesanato, onde encontra-se a Igreja Matriz de Nazaré - muito bonita e preservada - por sinal e um dos melhores restaurantes que tive o prazer e a sorte de conhecer, o Casa Pires "A Sardinha", que fica bem próximo a Igreja. Não havíamos pesquisado restaurantes na região, mas o cheiro incrível das sardinhas sendo assadas na brasa nos chamou a atenção e quando entramos, já de cara percebemos que acertamos na escolha. 



E é claro que o prato escolhido foi Sardinha na Brasa com batatas. Outra boa surpresa foi a entrada, um saboroso queijo chamado de Mistura, com pão fresquinho ... Como sou apaixonada por queijos, só aquilo já estava de bom tamanho, ai ai. 




Nosso próximo destino do roteiro foi o Mosteiro de Alcobaça, que fica numa cidade de mesmo nome, a 13 Kms de Nazaré. É a primeira obra plenamente gótica em solo Português, iniciada em 1178, e é neste mosteiro que encontram-se os túmulos de Dom Pedro I e sua amada Inês de Castro.

Viagem, acima de tudo é cultura e em Portugal além da familiaridade da língua ainda temos a oportunidade de conhecer um pouco mais e relembrar alguns fatos da história do Brasil contada pelos próprios Portugueses. Por exemplo, num primeiro momento os brasileiros podem imaginar que o Dom Pedro I é aquele nosso velho conhecido, o primeiro imperador do Brasil, mas na verdade, este Dom Pedro I enterrado no mosteiro, foi o oitavo rei de Portugal e viveu de 1320 a 1387, muito antes do Brasil ser descoberto. O Dom Pedro I do Brasil, quando rei em Portugal foi intitulado Dom Pedro IV.



O próximo mosteiro, de Batalha a pouco mais de 20 Km de distância do de Alcobaça, é ainda mais bonito, também cheio de histórias interessantes.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, como também é conhecido, foi iniciado em 1386 a pedido de D. João I como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1517, durante o reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já vivessem ali os primeiros dominicanos.



Dica: Apesar de não estar bem divulgado, os Mosteiros de Alcobaça e Batalha possuem Audioguide gratuito para os visitantes, é só solicitar na recepção principal.

Por volta das 5 horas da tarde chegamos em Fátima, mais precisamente em seu magnífico Santuário. Mesmo sabendo de sua importância e de seu título como um dos mais importantes santuários marianos do mundo, fiquei impressionada com sua grandiosidade e beleza. 

Sem saber, acredito que acertamos no horário, pois o local estava bem tranquilo, conseguimos estacionar muito perto da Basílica - no estacionamento 5 e conhecer a Basílica da Santíssima Trindade, a Capelinha das Aparições e a Basílica de Nossa Senhora de Fátima com muita tranquilidade. 

Entre a Basílica de Nossa Senhora de Fátima e a da Santíssima Trindade existe uma gigantesca praça onde os peregrinos são recebidos e são celebrada missas. Local de grandeza semelhante a Piazza San Pietro do Vaticano. 



Nas fotos abaixo o altar da Basílica da Santíssima Trindade. Uma belíssima igreja com capacidade para mais de 8.000 fiéis sentados e 40.000 m2 de área. Foi inaugurada em 12/10/2007 por ocasião do 90o. aniversário das aparições.



Debaixo da Basílica da Santíssima Trindade existem algumas capelas e um amplo espaço para exposições. Ali tivemos a oportunidade de conhecer a exposição temporária evocativa da aparição de julho de 1917, chamada de Segredo e Revelação, que traz as primeiras referências escritas sobre o segredo de Fátima. A exposição ficará no espaço até 31 de julho deste ano.

Na praça em frente a Basílica encontram-se a Capelinha das Aparições e a Azinheira Grande - árvore onde sob ela os pastorinhos rezavam enquanto esperavam pela Nossa Senhora. Quando chegamos, uma missa no idioma Croata estava sendo rezada no local.


Às 18:30 participamos da recitação do terço em português realizado do local. 


A azinheira das aparições situava-se onde hoje se encontra a pequena coluna no alpendre da capelinha.

Para terminar o dia, fomos conhecer a Basílica de Fátima, que está parcialmente interditada por motivos de reforma, por dentro. Lá encontram-se os túmulos dos três pastorinhos Jacinta, Lucia e Francisco.


Passava das 9 da noite quando chegamos ao hotel em Lisboa, estávamos muito cansados e ainda tínhamos que arrumar as malas para o dia seguinte, então pedimos uma pizza no restaurante do próprio hotel e foi ali, no quarto, que jantamos em nossa última noite da linda Lisboa.

Principais gastos do dia - 2 pessoas:

Hotel - HF Urban - 87.00 Euros
Diária do carro 1 de 3 dias - 36.59 Euros
Combustível carro 1 de 3 dias - 35.97 Euros
Estacionamento em Óbidos - 2.00 Euros
Degustação de Ginjinha em Óbidos - 1.00 Euro
Almoço Casa Pires em Nazaré - 22.20 Euros
Entrada Mosteiro de Alcobaça - 12.00 Euros
Entrada Mosteiro de Batalha - 12.00 Euros
Estacionamento em Batalha - 2.00 Euros
Lanchinho em Batalha - 4.30 Euros
Pizza no restaurante do hotel - 15.00 Euros

Total do dia 230.06 Euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers